COLÉGIO BARÃO DE LIMEIRA

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade." (Albert Einstein, mensagem de boas vindas para alunos)
Pedagogia Afetiva

A proposta pedagógica do Sistema Maxi de Ensino consiste em oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia Afetiva. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicação prática daquilo que está sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem. A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um.Embasando o material didático do Sistema Maxi de Ensino, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania. “A pedagogia do afeto não é, pois, ideologia que se aceita por acreditá-la simpática ou que se rejeita por achá-la singela ‘perfumaria’. Representa resultado de intenso estudo, certeza construída nos pilares de uma nova educação pensados por Piaget, por Cousinet e por muitos outros." Trecho do livro A Afetividade na Escola: educando com firmeza, de Celso Antunes.

Nossa história

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

O Colégio Barão de Limeira cotinua o trabalho iniciado em 1961 por limeirenses idelaistas.

Estes concretizaram um ideal em uma instituição que transformasse a vida acadêmica das futuras gerações.

Hoje, preservando os mesmos princípios daquela época e voltado às novas perspectivas educacionais como a qualidade e a pedagogia afetiva, o Colégio Barão de Limeira incorpora o conhecimento à realidade.

Atendendo aos parâmetros curriculares oferece o Ensino Fundamental - I (1º ao 5º ano) e Fundamental - II (6º ao 9º ano)

Ensino Médio (Diurno e Notrurno)